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Metodologia

A metodologia de trabalho da Bode Fatos atende aos preceitos da IFCN (International Fact-Checking Network), que é uma rede internacional de veículos e agências de checagem. Nosso compromisso é com a transparência das informações. 

 

Abaixo, segue o processo de checagem elaborado pela agência:

 

  1. Os colaboradores analisam materiais, entrevistas e discursos relacionados às autoridades, figuras públicas e candidatos. 

  2. Em conjunto com o editor do projeto, são selecionadas as frases que podem vir a serem checadas. 

  3. O material a ser checado precisa conter dados, contexto, fatos que podem ser averiguados com informações públicas.

  4. Opiniões não são checáveis. 

  5. O texto precisa mostrar ao leitor o passo a passo da checagem, por meio de hiperlinks. 

  6. O texto do repórter passa por um processo de edição rigoroso, onde todas as fontes mencionadas são averiguadas. Em caso de problemas, o texto retorna ao repórter para melhor investigação. 

  7. Após término do texto, é atribuída uma etiqueta de classificação, decidida pelo editor juntamente com a redação.

  8. Antes da publicacão do texto, é enviado e-mail solicitando resposta à autoridade, figura pública ou candidato mencionado. Caso não haja resposta, o texto será publicado 12 horas após o envio do e-mail. 

  9. A publicação só será veiculada quando todas as informações citadas estarem de acordo com os princípios éticos da agência. 

  10. Caso o texto seja publicado, e o direito de resposta seja enviado posteriormente, a agência atualizará a publicação com a informação recebida.

  11. Em casos de erros que sejam cometidos pela redação da agência, o texto será atualizado, indicando na publicação o ocorrido.

Dois jornalistas

Etiquetas

Após análise do material, e averiguação do fato a partir de dados públicos, a redação irá atribuir uma etiqueta de classificação daquela checagem. A Bode Fatos - Agência de Checagem utiliza das seguintes etiquetas:

 

A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA: Os dados mencionados estão corretos

 

A INFORMAÇÃO É FALSA: Os dados mencionados não condizem com a realidade

TEM UM PORÉM: A informação está correta, mas falta contexto ou melhor detalhamento

 

A INFORMAÇÃO NÃO É BEM ASSIM: Os dados mencionados estão além da realidade, exagerados ou necessitam de melhor contexto.

 

NÃO HÁ DADOS QUE COMPROVEM: Não há fontes que comprovem os dados mencionados.

Código de Ética

Os colaboradores, ao assinar contrato de prestação de serviço, estão cientes que não podem publicar postagens pessoais de apoio a um candidato em suas redes sociais. Inclusive toda a equipe assina um termo que se compromete com as questões éticas estabelecidas pela International Fact-Checking Network.

 

Todas as informações e dados usados na checagem devem estar acessíveis ao leitor, por meio de hiperlinks. 

 

A autoridade, figura pública ou candidato tem o direito de resposta. 

 

O texto só será publicado 12 horas após o envio de e-mail para os atores mencionados. A Agência atualizará a publicação, caso a informação seja enviada posteriormente pela assessoria de imprensa. 

 

Em casos de erros, corrigiremos a informação, e deixaremos claro na atualização do texto.

Financiamento

Por meio do programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a proposta da criação da agência de fact-checking para a Paraíba recebeu fundos no valor de 2,5 mil doláres. Esses recursos estão sendo utilizados para a criação do site, hospedagem e domínio, pagamento da equipe de reportagem, além dos tributos referentes ao projeto.

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