Metodologia
A metodologia de trabalho da Bode Fatos atende aos preceitos da IFCN (International Fact-Checking Network), que é uma rede internacional de veículos e agências de checagem. Nosso compromisso é com a transparência das informações.
Abaixo, segue o processo de checagem elaborado pela agência:
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Os colaboradores analisam materiais, entrevistas e discursos relacionados às autoridades, figuras públicas e candidatos.
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Em conjunto com o editor do projeto, são selecionadas as frases que podem vir a serem checadas.
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O material a ser checado precisa conter dados, contexto, fatos que podem ser averiguados com informações públicas.
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Opiniões não são checáveis.
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O texto precisa mostrar ao leitor o passo a passo da checagem, por meio de hiperlinks.
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O texto do repórter passa por um processo de edição rigoroso, onde todas as fontes mencionadas são averiguadas. Em caso de problemas, o texto retorna ao repórter para melhor investigação.
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Após término do texto, é atribuída uma etiqueta de classificação, decidida pelo editor juntamente com a redação.
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Antes da publicacão do texto, é enviado e-mail solicitando resposta à autoridade, figura pública ou candidato mencionado. Caso não haja resposta, o texto será publicado 12 horas após o envio do e-mail.
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A publicação só será veiculada quando todas as informações citadas estarem de acordo com os princípios éticos da agência.
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Caso o texto seja publicado, e o direito de resposta seja enviado posteriormente, a agência atualizará a publicação com a informação recebida.
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Em casos de erros que sejam cometidos pela redação da agência, o texto será atualizado, indicando na publicação o ocorrido.

Etiquetas
Após análise do material, e averiguação do fato a partir de dados públicos, a redação irá atribuir uma etiqueta de classificação daquela checagem. A Bode Fatos - Agência de Checagem utiliza das seguintes etiquetas:
A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA: Os dados mencionados estão corretos
A INFORMAÇÃO É FALSA: Os dados mencionados não condizem com a realidade
TEM UM PORÉM: A informação está correta, mas falta contexto ou melhor detalhamento
A INFORMAÇÃO NÃO É BEM ASSIM: Os dados mencionados estão além da realidade, exagerados ou necessitam de melhor contexto.
NÃO HÁ DADOS QUE COMPROVEM: Não há fontes que comprovem os dados mencionados.
Código de Ética
Os colaboradores, ao assinar contrato de prestação de serviço, estão cientes que não podem publicar postagens pessoais de apoio a um candidato em suas redes sociais. Inclusive toda a equipe assina um termo que se compromete com as questões éticas estabelecidas pela International Fact-Checking Network.
Todas as informações e dados usados na checagem devem estar acessíveis ao leitor, por meio de hiperlinks.
A autoridade, figura pública ou candidato tem o direito de resposta.
O texto só será publicado 12 horas após o envio de e-mail para os atores mencionados. A Agência atualizará a publicação, caso a informação seja enviada posteriormente pela assessoria de imprensa.
Em casos de erros, corrigiremos a informação, e deixaremos claro na atualização do texto.
Financiamento
Por meio do programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a proposta da criação da agência de fact-checking para a Paraíba recebeu fundos no valor de 2,5 mil doláres. Esses recursos estão sendo utilizados para a criação do site, hospedagem e domínio, pagamento da equipe de reportagem, além dos tributos referentes ao projeto.
