top of page
  • Foto do escritorRedação Bode Fatos

Conheça a metodologia de trabalho de checagem da Bode Fatos

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Modelo de agência segue parâmetros éticos como apartidarismo, transparência e política de correção aberta


Obs: este texto foi atualizado em 09 de agosto de 2022, às 20h40, para acrescentar a etiqueta "Tem um Porém"



O trabalho de checar discursos de autoridades não é fácil. É preciso consultar fontes públicas para atestar a veracidade do fato e, muitas vezes, isso exige horas e horas de trabalho dos jornalistas. Por isso, o tempo de uma reportagem desse tipo foge um pouco do padrão da maioria do textos na imprensa de um modo geral. Só é possível publicar algo quando temos fundamentos de que aquele fato é verdadeiro ou falso.


Alguns empreendimentos como Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica, dentre outros, utilizam uma metodologia clara de trabalho, dando transparência no modo de checagem. Isso é muito importante, inclusive para diminuir riscos de erros após a publicação.


A metodologia de trabalho da Bode Fatos atende aos preceitos da IFCN (International Fact-Checking Network), que é uma rede internacional de veículos e agências de checagem. Defendemos os seguintes compromissos: apartidarismo; transparência em relação a fontes, financiamento e metodologia; e política de correções aberta e honesta.


Abaixo, segue o método de processo de checagem elaborado pela agência:


  1. Os colaboradores analisam materiais, entrevistas e discursos relacionados às autoridades, figuras públicas e candidatos.

  2. Em conjunto com o editor do projeto, são selecionadas as frases que podem vir a ser checadas.

  3. O material a ser checado precisa conter dados, contexto, fatos que podem ser averiguados com informações públicas.

  4. Opiniões não são checáveis.

  5. O texto precisa mostrar ao leitor o passo a passo da checagem, por meio de hiperlinks.

  6. O texto do repórter passa por um processo de edição rigoroso, onde todas as fontes mencionadas são averiguadas. Em caso de problemas, o texto retorna ao repórter para melhor investigação.

  7. Após término do texto, é atribuída uma etiqueta de classificação, decidida pelo editor juntamente com a redação.

  8. Antes da publicação do texto, é enviado e-mail solicitando resposta à autoridade, figura pública ou candidato mencionado. Caso não haja resposta, o texto será publicado 12 horas após o envio do e-mail.

  9. A publicação só será veiculada quando todas as informações citadas estarem de acordo com os princípios éticos da agência.

  10. Caso o texto seja publicado, e o direito de resposta seja enviado posteriormente, a agência atualizará a publicação com a informação recebida.

  11. Em casos de erros que sejam cometidos pela redação da agência, o texto será atualizado, indicando na publicação o ocorrido.


ETIQUETAS


Após análise do material, e averiguação do fato a partir de dados públicos, a redação irá atribuir uma etiqueta de classificação daquela checagem. A Bode Fatos - Agência de Checagem utiliza as seguintes etiquetas:


A INFORMAÇÃO É VERDADEIRA: Os dados mencionados estão corretos


A INFORMAÇÃO É FALSA: Os dados mencionados não condizem com a realidade


A INFORMAÇÃO NÃO É BEM ASSIM: Os dados mencionados estão além da realidade, exagerados ou necessitam de melhor contexto.


TEM UM PORÉM: A informação está correta, mas falta contexto ou melhor detalhamento


NÃO HÁ DADOS QUE COMPROVEM: Não há fontes que comprovem os dados mencionados.


CÓDIGO DE ÉTICA


Os colaboradores, ao assinar contrato de prestação de serviço, estão cientes que não podem publicar postagens pessoais de apoio a um candidato em suas redes sociais.


Todas as informações e dados usados na checagem devem estar acessíveis ao leitor, por meio de hiperlinks.


A autoridade, figura pública ou candidato tem o direito de resposta.


O texto só será publicado 12 horas após o envio de e-mail para os atores mencionados. A Agência atualizará a publicação, caso a informação seja enviada posteriormente pela assessoria de imprensa.


Em casos de erros, corrigiremos a informação, e deixaremos claro na atualização do texto.


61 visualizações
bottom of page