top of page
  • Foto do escritorRedação Bode Fatos

Programas de candidatos ao governo da PB são genéricos nas promessas voltadas à saúde da mulher

Atualizado: 28 de ago. de 2022

Candidatos prometem ainda melhorar infraestrutura de hospitais e ampliar assistência no interior


Texto de Giovana Monteiro



Crédito: Kleide Teixeira/Secom João Pessoa

Todos os candidatos ao governo da Paraíba incluíram propostas voltadas à saúde da mulher em seus planos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com exceção de Adriano Trajano (PCO). Por outro lado, as promessas são genéricas e as medidas não são detalhadas.


Candidato à reeleição, João Azevedo (PSB) defende “garantir ações à mulher paraibana”, mas não especifica como elas poderiam ser concretizadas. Pedro Cunha Lima (PSDB) pretende promover o atendimento, a prevenção e a cura de doenças em mulheres e gestantes, mas também não diz quais medidas serão adotadas caso seja eleito.


Nilvan Ferreira (PL) propõe participação ativa no programa Mães do Brasil, que, em resumo, busca a "proteção integral da dignidade das mulheres", com a promoção dos direitos ligados à gestação e à maternidade.


As propostas de Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para a saúde da mulher contam com a implementação de uma rede integrada de maternidades estaduais, com pré-natal de alto risco e UTI neonatal, para diminuir a taxa de mortalidade materna e infantil no estado.


Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), Major Fábio (PRT) e Nilvan Ferreira (PL) enfatizam a importância da educação sexual. A candidata do PSOL promete garantir "a informação e o direito aos métodos contraceptivos". Simplicio também defende a descriminalização do aborto, campanhas de conscientização sobre o combate ao câncer de mama e investimento na criação e estruturação de mais redes hospitalares e casas de parto.


Conscientizar a juventude sobre a gravidez na adolescência é uma das pautas de Major Fábio (PRTB), que é o único entre os candidatos que levanta abertamente a bandeira "pró-vida", com uma rede de assistência pré-natal à mulher que busca combater práticas abortivas clandestinas. Dentre as sugestões, promete o estabelecimento de uma Política Estadual de Adoção.


Para além da educação sexual, Antônio Nascimento (PSTU) traz apenas mais uma proposta, que fala sobre a “cobertura integral e qualidade da assistência pré-natal”, com uma política humanizada e contra a violência obstétrica.


Telemedicina


Devido à pandemia de covid-19, a virtualização da saúde, que já era uma tendência, foi intensificada. Buscando dar continuidade e aperfeiçoar esse projeto, mais da metade dos candidatos ao governo tem propostas para a telemedicina.


A atualização das tecnologias no que diz respeito à saúde digital e as suas ramificações é um ideal comum entre João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL), Major Fábio (PRTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Os candidatos sugerem a criação de um Centro Especializado em Telesaúde para aumentar a eficiência e otimizar os atendimentos e os serviços oferecidos.


LGBTQIA+


A proteção da saúde física e mental da comunidade LGBTQIA+ na Paraíba foi levantada de diversas formas, como a criação de ambulatórios especializados na saúde trans e travestis no sertão, promessa idealizada por João Azevêdo (PSB).


Desenvolver programas que atendam demandas específicas desse grupo foi proposto por Antônio Nascimento (PSTU) e Adjany Simplício (PSOL), que citou a ampliação da hormonioterapia como exemplo de política inclusiva.


Já Veneziano Vital do Rêgo (MDB) se compromete a criar um Centro de Convivência LGBTQIAPN+, enquanto Pedro Cunha Lima (PSDB) fala de promover um cuidado especial a essa parcela da população, mas não especifica como.


---


Confira em detalhes o que cada candidato escreveu sobre Saúde em seu programa de governo:


Sobre o tema, a candidata propõe a desprivatização da saúde, ajustar o adicional de insalubridade dos servidores, promover políticas públicas de saúde para a população negra, tornar a Paraíba referência nacional no uso da Cannabis Terapêuticas e a inserção de doulas nas casas de parto por meio de concursos públicos.


Trajano fala em direcionar mais verbas, como a da “riqueza do petróleo”, para a saúde.


O programa de governo do PSTU defende a completa estatização da Saúde, além de destinar 10% do PIB paraibano na área. Promete ainda garantir o pagamento dos profissionais de acordo com o piso salarial estabelecido por lei.


O atual governador da Paraíba tem como prioridade fortalecer o SUS paraibano. Além disso, quer ampliar o Programa Opera Paraíba, para ofertar novas modalidades de cirurgias e exames de média e alta complexidades. Diz ainda que vai reforçar a assistência farmacêutica do estado e realizar concursos públicos de acordo com a demanda de profissionais para cada região.


Construir parcerias com universidades de saúde públicas e privadas é uma das propostas de Major Fábio, como também estruturar programas que garantam o acesso aos serviços básicos e ambulatórios de pronto-atendimento 24 horas. O candidato também dedica um tópico exclusivo para ações de prevenção e tratamento relacionados à dependência química.


Propõe aperfeiçoar a gestão estadual para contribuir com o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social, investir na capacitação de profissionais, discutir sobre os planos de cargos, carreira e remuneração dos servidores da área e tornar a Procuradoria Geral e da Controladoria Geral do Estado mais participativa no acompanhamento na gestão de contratos.


O candidato promete estruturar o enfrentamento das sequelas da Covid-19, fortalecer o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, implementar ações de prevenção, detecção e tratamento das IST/Aids, hepatite virais, HTLV e sífilis congênita. Também é objetivo reduzir a mortalidade infantil e focar no bem-estar físico e mental do trabalhador.


Veneziano se compromete com o Programa de Assistência Social Farmacêutica por meio da implementação científica de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além do investimento no Programa “Saúde em Ação”, com a concessão de bolsas de estudo. O candidato diz que ampliará o acesso às Residências Médica e Multiprofissional, junto às instituições de ensino e serviços público e privado no estado.

bottom of page