top of page
  • Foto do escritorRedação Bode Fatos

1º Turno das eleições na PB: 46,6% das frases checadas tinham alguma inconsistência



A agência Bode Fatos produziu, em dois meses de trabalho, 133 checagens de frases ditas pelos candidatos ao governo da Paraíba nas eleições de 2022. Desse total, 46,6% tinha alguma inconsistência (erro, falta de dados, exagero nos números).


Neste primeiro turno, foram checadas as principais sabatinas e entrevistas promovidas por emissoras de TV e Rádio da Paraíba, como TV Correio, TV Tambaú, TV Arapuan, TV Manaíra e TV Cabo Branco.


Todos os candidatos foram checados: Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Major Fábio (PRTB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB). "Esse resultado é fruto de um longo trabalho, de uma equipe fervorosa, que não descansou um só minuto para checar as frases desses candidatos", diz o jornalista Ítalo Rômany, fundador e editor do projeto.



Parcerias


A agência de checagem Bode Fatos fechou desde o início dos trabalhos parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. A ideia consistiu em checar as frases dos candidatos ao governo da Paraíba em sabatinas e entrevistas dadas aos veículos que pertencem ao grupo, como TV Cabo Branco e CBN Paraíba.


A parceria com o sistema de comunicação se deu unicamente por meio da checagem produzida em conjunto com as equipes (Jornal da Paraíba e Bode Fatos), sem nenhuma relação comercial.




Sobre a Bode Fatos


A Bode Fatos - Agência de checagem é um projeto de jornalismo independente que busca construir um espaço onde seja possível acompanhar fatos que sejam verificáveis, ditas por autoridades do estado, baseando-se em dados públicos, em temas essenciais como saúde, educação e segurança pública.


A ideia de criar a agência surgiu em 2020 a partir do programa FactCkeckLab, promovido pela agência Lupa em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil. O FactCheckLab capacitou 93 jornalistas em técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, incentivando os participantes a usarem a criatividade ao propor formatos de disseminação de conteúdos verdadeiros. Como resultado, a Bode Fatos foi eleita como melhor projeto de fact-checking da região Nordeste.





38 visualizações
bottom of page