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Quem somos

A Bode Fatos - Agência de checagem é um projeto de jornalismo independente que busca construir um espaço onde seja possível acompanhar fatos que sejam verificáveis, ditas por autoridades do estado, baseando-se em dados públicos, em temas essenciais como saúde, educação e segurança pública.

 

A ideia de criar a agência surgiu em 2020 a partir do programa FactCkeckLab, promovido pela agência Lupa em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil. O FactCheckLab capacitou 93 jornalistas em técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, incentivando os participantes a usarem a criatividade ao propor formatos de disseminação de conteúdos verdadeiros. Como resultado, a Bode Fatos foi eleita como melhor projeto de fact-checking da região Nordeste.

 

Por meio do programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a proposta da criação da agência de fact-checking para a Paraíba recebeu fundos no valor de 2,5 mil doláres. Esses recursos estão sendo utilizados para a criação do site, hospedagem e domínio, pagamento da equipe de reportagem, além dos tributos referentes ao projeto.

 

O foco inicial será as eleições de 2022, com o objetivo de verificar as informações dadas pelos principais candidatos ao governo da Paraíba. Por conseguinte, pretende-se continuar o projeto na checagem das promessas dos eleitos, buscando ampliar o combate à desinformação no estado.

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Por que checar?

As eleições estaduais de 2018 foram impactadas pela desinformação. No âmbito nacional, ‘mamadeira de piroca’ e ‘kit-gay’ dominaram as conversas nas redes sociais. Na Paraíba, chegaram a usar peças com cunho racista e preconceituoso com imagens de praticantes da umbanda para atacar um dos candidatos. 

 

A problemática aumenta, já que a proliferação das chamadas ‘fake news’ pode alcançar municípios menores, longe dos grandes centros, alterando a perspectiva sobre o eleitorado que muitas vezes não tem acesso às informações verídicas. Checar fatos, neste contexto, é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de alavancar o papel do jornalismo sério e de credibilidade nesse processo.

 

A título de exemplo, o estudo “Iceberg digital”, publicado em fevereiro de 2020 pela empresa de cibersegurança Kaspersky, mostra que 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa.

Equipe

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Ítalo Rômany é editor e fundador da Bode Fatos. Jornalista com mais de oito anos de experiência, com colaborações publicadas nas plataformas UOL Notícias, UOL TAB, Folha de São Paulo, Agência Lupa, Estadão, entre outros. 

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Karine de Andrade é graduanda do curso de Jornalismo. Tem experiência com redação em TV. Trabalha com produção de pautas e matérias na TV Cabo Branco, afiliada da Globo na Paraíba.

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Gerson Souza Cruz. Estudante de Jornalismo, Social Media na rádio BandNews Manaíra FM e TV Band Manaíra, e editor do portal de notícias WPTV. Anteriormente atuou como freelancer na Bode Fatos.

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Fabiano Melo. Estudante de Jornalismo. Produtor e apresentador de diversos segmentos na TV Uninassau. Participa do Podcast ' 10 e Faixa'.  Fã de futebol. 

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