top of page
  • Foto do escritorRedação Bode Fatos

Bode Fatos é selecionada para programa Acelerando Negócios Digitais

A agência de checagem Bode Fatos foi selecionada para participar do programa Acelerando Negócios Digitais, desenvolvido pelo Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ) e apoiado pela Meta. O projeto permite cinco meses de mentoria e apoio financeiro no valor de 2,5 mil dólares.





Nesta fase, a agência irá produzir checagens de promessas dos prefeitos eleitos em 2020 da região metropolitana de João Pessoa, como Conde, Cabedelo, Santa Rita, além da capital paraibana.


Para o editor e fundador do projeto, Ítalo Rômany, esse apoio do ICFJ é fundamental para que o trabalho da agência continue. "Por falta de apoio, ficamos meses sem produzir conteúdo. Jornalismo é caro e precisa ser remunerado. Desta forma, vamos continuar nosso trabalho, pautado pela ética e transparência", afirma.


Bode Fatos


A ideia de criar a agência surgiu em 2020 a partir do programa FactCkeckLab, promovido pela agência Lupa em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Brasil. O FactCheckLab capacitou 93 jornalistas em técnicas de checagem e produção de conteúdo jornalístico, incentivando os participantes a usarem a criatividade ao propor formatos de disseminação de conteúdos verdadeiros. Como resultado, a Bode Fatos foi eleita como melhor projeto de fact-checking da região Nordeste.


Em 2022, participou do programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do ICFJ. A proposta da criação da agência de fact-checking para a Paraíba recebeu fundos no valor de 2,5 mil doláres. Esses recursos foram utilizados para a criação do site, hospedagem e domínio, pagamento da equipe de reportagem, além dos tributos referentes ao projeto.






38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page